1⃣. Conferir sua Certidão de Tempo de Contribuição.
📍 A Certidão de Tempo de Contribuição do servidor público é o documento que demonstra o seu tempo de serviço já reconhecido junto ao órgão em que pretende aposentar.
📍 Esse documento permite ao servidor conferir todo o período de contribuição que ele recolheu em um regime próprio de previdência, possibilitando que seja identificada alguma informação que necessite de correção ou complementação.
📍 A Certidão é comumente emitida pelos departamentos pessoais, recursos humanos dos Regimes Próprios de Previdência e é essencial para comprovar que já houve cumprimento do tempo necessário para se aposentar.
2⃣. Conferir se seus dados cadastrais estão atualizados.
📍 Um cuidado na hora de requerer a aposentadoria é sempre conferir se os dados cadastrais estão atualizados. Se houver eventual diferença, isso poderá atrapalhar a análise do seu requerimento de aposentadoria.
📍 É comum, ainda, servidores possuírem mais de um vínculo em um mesmo RPPS. Por isso, é importante se atentar se os documentos solicitados correspondem ao vínculo que pretende se aposentar.
3️. Atentar-se a documentação exigida para o tipo de aposentadoria que irá requerer.
📍 Cada regime próprio de previdência possui uma forma diferente de analisar os pedidos de aposentadoria. Por isso é importante se atentar a isso quando for aposentar. Há órgãos que obtém, de ofício, os documentos necessários, outros exigem que o próprio servidor os providencie antes de realizar o pedido de aposentadoria. Como, por exemplo, a certidão de tempo de contribuição.
📍 Dependendo da aposentadoria que irá requerer, haverá necessidade de documentação específica. A aposentadoria especial, por exemplo, depende de comprovação do tempo especial e, para isso, é importante que haja o Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP, bem como o Laudo Técnico de Condições do Ambiente de Trabalho – LTCAT. Por Mariana Machado \ Assessoria de imprensa \ Gabarra Advocacia Conte conosco: contato via WhatsApp (16) 3442 – 2012.
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