GTM - Gabarra Advocacia (Head)
top of page
1_edited.jpg

APOSENTADORIA PARA A PESSOA COM VISÃO MONOCULAR EM 2022


📍 Foi estabelecido pela Lei 14.126/2021 que a visão monocular é uma deficiência sensorial para os efeitos legais.


❓ O que é Visão Monocular?


📉 Pessoas com a visão considerada igual ou inferior a 20% em um dos olhos. Necessário o diagnóstico do Oftalmologista.


❓ Como comprovar?


👉🏻 Ao requerer o benefício de aposentadoria da pessoa com deficiência no INSS, ocorrerá uma análise através de uma perícia médica e uma avaliação social.


🤔 O que é necessário para obter a aposentadoria da pessoa com visão monocular em 2022?


👉🏻 Precisamos lembrar que estamos falando da Aposentadoria da pessoa com Deficiência (benefício estabelecido pela Lei complementar n.º 142 de 2013).


— A Lei prevê 2 alternativas:

1⃣ Aposentadoria por tempo de contribuição;


— Para a Aposentadoria tempo de contribuição, é necessário completar 28 anos de contribuição (mulheres) e 33 anos de contribuição (homens).


2⃣ Aposentadoria por idade.

— Para a Aposentadoria por idade, é necessário completar 55 anos, com 15 anos de contribuição (mulheres) e 60 anos de idade com 15 anos de contribuição (homens).


🛑 ATENÇÃO: O tempo de contribuição deve ter sido prestado na condição de pessoas com visão monocular. Não basta a prova da deficiência apenas no momento do requerimento da aposentadoria, devendo ela estar presente durante todos os anos de trabalho. Por Mariana Machado \ Assessoria de imprensa \ Gabarra Advocacia Conte conosco: contato via WhatsApp (16) 3442 – 2012. . . . #aposentadoriaespecial#aposentadoria#inss#previdenciasocial#previdenciario#advogadoprevidenciário#deficiência#previdência#beneficios#visãomonocular

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page