top of page
1_edited.jpg

Qualidade financeira na terceira idade: comece a pensar AGORA.


📍 Por que se preocupar com a qualidade de vida na terceira idade?


— O cuidado com a qualidade de vida deve logo se iniciar, afinal estamos vivendo menos. O envelhecimento da população é impulsionada pela queda nos nascimentos e aumento da longevidade. A propensão é que o número de idosos ultrapasse o de jovens.


📊 Segundo o IBGE, a expectativa de vida aumentou 30,8 anos entre 1940 e 2018, saltando de 45,5 anos para 76,3 anos em média. Para os idosos, a longevidade passou de 4,5 anos para 8,2 anos a partir dos 80 anos.


📈 O Banco Mundial estima que em 2050 o Brasil terá 64 milhões de idosos, ou 29,7% da população total, uma clara inversão.


📉 17,3% dos idosos entre 60 e 75 têm limitações para realizar compras, cuidar da casa, administrar finanças e tomar remédios, e essa proporção aumenta para 39,2% a partir dos 75 anos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE.


📍 Como é observado qualidade de vida na terceira idade pelos brasileiros?


📈 A pesquisa da Anbima, de 2019, quase 6 em cada 10 brasileiros (56%) não só não poupam como não têm reserva financeira para encarar a aposentadoria. Apenas 21% vêm se preparando.


📍 Qual a importância da saúde financeira na terceira idade?


— A saúde financeira é a base para a construção da qualidade de vida, pois o custo de vida tende a aumentar, enquanto à renda pode diminuir.


📊 Segundo a pesquisa Anbima, 47% acreditam que os gastos vão aumentar durante os anos de aposentadoria.

Os planos de saúde para terceira idade são caros, os tratamentos são frequentes e as limitações exigem a contratação de serviços de transporte, manutenção doméstica e home care. Além das dificuldades em encontrar vaga no mercado de trabalho formal ou uma atividade para conseguir aumentar a renda. Por Mariana Machado \ Assessoria de imprensa \ Gabarra Advocacia Conte conosco: contato via WhatsApp (16) 3442 – 2012. . . #aposentadoriaespecial#aposentadoria#inss#previdenciasocial#previdenciario #qualidadefinanceira#idoso#direitoprevidenciario#terceiraidade#pensaopormorte#aposentear

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page