top of page
1_edited.jpg

Como aumentar seu tempo de contribuição para facilitar sua aposentadoria


📍 Separamos dicas para você aumentar seu tempo de contribuição e facilitar sua aposentadoria.


— Retificação do CNIS

— Averbação de tempo rural

— Conversão de tempo especial em comum

— Averbação do tempo militar

— inclusão de tempo de contribuição reconhecido em decisão trabalhista


1. Realizar um “acerto do CNIS” significa inserir, excluir ou modificar dados contributivos no cadastro junto ao INSS. Um exemplo clássico é quando o segurado(a), ao analisar suas contribuições no extrato do CNIS, percebe a ausência de algum vínculo empregatício, tendo, então, que complementar seu tempo de contribuição.


2. A averbação do tempo de contribuição rural ocorre quando a Previdência Social reconhece o período de atividade rural como tempo de contribuição.


3. Você pode converter tempo especial em comum se comprovar que trabalhou sob condições especiais, ou seja, em condições insalubres, em contato com agentes prejudiciais à saúde, como agentes físicos, químicos e biológicos.


4. Essa averbação servirá para que o tempo militar seja computado no seu extrato previdenciário (CNIS)


5. Isso é um procedimento relativamente simples. Você tem a opção de atualizar seu Extrato de Contribuição CNIS na hora que for solicitar a aposentadoria. Desta maneira, basta juntar todos os comprovantes citados anteriormente e pedir a inclusão do tempo de contribuição no seu CNIS. Isso fará com que haja majoração do tempo de contribuição, facilitando sua aposentadoria.

.

.

.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page