Outros
A contagem do TEMPO de serviço ou contribuição é indispensável para uma completa compreensão da situação previdenciária do cidadão.
O cálculo deve ser feito antes de se ingressar na questão relacionada ao valor da maioria das aposentadorias e benefícios, pois o tempo considerado no cálculo irá interferir diretamente no valor final do benefício.
Através da integração do tempo de serviço constante na Carteira de Trabalho, no CNIS e nos carnês de recolhimento, com a devida majoração do tempo de serviço especial (insalubre ou perigoso), é possível tomar as melhores decisões no momento de pleitear o benefício previdenciário.
O fato é que o trabalhador precisa ter certeza de que todos os períodos trabalhados foram considerados como tempo de serviço no momento de se calcular a renda mensal inicial do benefício previdenciário, inclusive com a majoração decorrente de algum período especial, isso trará acréscimos na renda mensal da maioria dos benefícios e garantirá que o tempo trabalhado e as contribuições recolhidas não sejam perdidos.
DOCUMENTOS
Documentos Principais
-
Carteira de Identidade - RG;
-
Cadastro de Pessoa Física - CPF;
-
Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;
-
Certidão de Registro Civil (Nascimento ou Casamento);
-
Comprovante de Endereço (últimos 2 meses);
-
Todos os comprovantes de recolhimento à Previdência Social (guiase carnês de recolhimento).
Documentação Complementar
-
Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS;
-
Documentos diversos relacionados aos períodos de trabalho.