top of page
1_edited.jpg

Não contribuí, posso me aposentar?

Por conta de algumas ocupações durante a vida, pessoas deixam de contribuir para a Previdência Social e se questionam se, aos 65 anos, poderão se aposentar

 

 

 

Por Rafael Gabarra

 

Algumas pessoas podem passar a vida sem contribuir, como donas de casa, pessoas que se descuidaram e não fizeram a contribuição individual autônoma ou deixaram de contribuir por um tempo apenas e tantos outros cenários possíveis e não raros. Afinal, essas pessoas poderão se aposentar quando chegarem aos 65 anos?

 

Infelizmente, não. Só pode se aposentar quem contribui por, pelo menos, 15 anos comprovados. O que essas pessoas podem fazer é recorrer ao Benefício Assistencial ao Idoso, que não é a mesma coisa que a aposentadoria.

 

Benefício Assistencial ao Idoso

 

Esse benefício é garantido pela Constituição Federal no artigo 203:

 

“Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:
I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;
(...)”

 

Apesar de a nova proposta do governo incluir esse benefício entre as responsabilidades da Previdência Social, atualmente, ele não faz parte. De qualquer maneira, ele não se equipara a outros benefícios assistenciais da Previdência.

 

Quem tem direito

 

No caso dos idosos, os pré-requisitos presentes na Lei nº 8.742, de 07/12/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social), são:

 

• Ter mais de 65 anos (homem ou mulher).

• Comprovar renda familiar de ¼ do salário mínimo per capita.

• Ser de nacionalidade brasileira ou portuguesa.

• Comprovar residência no Brasil.

• Não estar vinculado a nenhum regime de Previdência Social.

 

Quer ver mais do nosso conteúdo em outras plataformas? No vídeo a seguir falo do mesmo assunto. Em nosso canal você encontra muito mais informações.

 



40 visualizações0 comentário
bottom of page