top of page
1_edited.jpg

Como se proteger de golpes e fraudes na internet




❗Segundo pesquisa do Serviços de Proteção ao Crédito, 6 em cada 10 usuários da internet sofreram alguma fraude financeira nos últimos 12 meses no Brasil. Foram cerca de 16,7 milhões de brasileiros prejudicados por golpes virtuais❗


✔️Os fraudadores encontraram novas formas de fazer vítimas, tirando proveito da rapidez nas transações com meios de pagamento instantâneos, como Pix.


✔️A seguir, traremos algumas dicas para você se proteger e aumentar a segurança dos seus dados!


⚠️01- Atenção aos links


Viu uma promoção nas redes sociais ou recebeu um link de um amigo? Resista ao clique. Abra o site da loja em uma aba separada. Se a promoção existir, ela vai ser encontrada por lá.

Os fraudadores criam e-mails e sites falsos idênticos aos de lojas conhecidas. Você pode acreditar que está no site verdadeiro, mas, ao inserir as suas informações, quem ganha acesso a elas é o criminoso.


⚠️02- Cuidado com suas senhas


Não compartilhe suas senhas com amigos e parentes ou encaminhe-as por aplicativos de mensagens ou e-mail. Não use a mesma senha para várias contas. Pode ser mais fácil de lembrar, mas também de fraudar.


⚠️03- Pagamentos e transferências


Em qualquer situação, sempre cheque o destinatário de uma transferência ou um pagamento. Seja por boleto, seja por Pix, veja se os dados de quem vai receber batem com os da empresa ou do indivíduo.

Nunca transfira dinheiro para alguém sem antes verificar que você realmente está falando com a pessoa. Tente ligar ou fazer chamada de vídeo antes de efetuar a transação.


⚠️04-Prints e Fotos


Nunca envie prints de tela, fotos ou vídeos do seu aplicativo bancário ou do caixa eletrônico. Essa é uma forma muito comum para que o golpista tenha acesso a seus dados.


⚠️05-Cartão de crédito


Nunca entregue o seu cartão a ninguém. Os bancos jamais vão pedi-lo de volta, mesmo se houver a possibilidade de fraude ou defeito. Menos ainda mandar uma pessoa buscar seu cartão!

Ao terminar de realizar uma compra, veja o nome no cartão para ter a certeza de que realmente o cartão devolvido é o seu.

Sempre verifique o valor na maquininha antes de digitar a senha. Proteja o código de segurança, ou seja, os três números atrás do cartão.


⚠️06-Sempre sair de contas e sites


Simplesmente sair de contas e dispositivos pode ajudar a proteger a segurança dos nossos dados. Lembre-se de que nunca devemos deixar conectada nossas contas em computadores públicos, ou mesmo de amigos. Inclusive em sua casa, isso deve ser feito.


⚠️07- Combine uma proteção contra golpes de engenharia social


Estão cada vez mais comuns os golpes por mensagem ou ligação, em que um desconhecido entra em contato se passando por uma pessoa da família ou um representante de uma instituição onde você possui conta.


É a chamada engenharia social. E existem quadrilhas se passando até por atendentes de bancos e cartões de crédito, com música de espera e tudo mais!


Por isso, nunca passe dados pessoais, bancários ou número de cartões em uma ligação que você recebeu. Se achar que há um problema, encerre a chamada e ligue para o atendimento da instituição nos números oficiais ( aqueles que ficam atrás do cartão de crédito).


❗❗Além deste, existe o golpe do número novo. Mas como a maioria de nós não fica trocando de número de telefone e Whatsapp toda semana, devemos sempre ficar em alerta. Mesmo que os criminosos estejam usando nome e uma foto real, o melhor é sempre desconfiar.

Combine de fazer uma ligação ou chamada de vídeo sempre que receber esse tipo de mensagem, para confirmar que é um golpe mesmo!


🔍Por fim , traremos abaixo diversos sites que nos ajudam a proteger nossos dados contra golpes:


🔍Para saber se seus dados foram vazados temos a ferramenta Registrato, do Banco Central, que permite, acompanhamento do CPF e a consulta a relatórios de chaves PIX, verificando se seus dados foram usados para abertura de contas em bancos ou empréstimos: https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato


🔍O site "Have I Been Pwned" mostra e-mails e senhas que já foram vazados e por onde vazaram: https://haveibeenpwned.com/


🔍O Cadastro Pré permite checar se seu CPF está sendo usado indevidamente para abertura de contas em operadoras de telefonia: https://cadastropre.com.br/


🔍A ferramenta Lock&Unlock, do Serasa AntiFraude, permite monitorar o CPF e saber se ele está sendo usado indevidamente: https://www.serasa.com.br/premium/


Por Betina Santana \ Advogada OAB 377.975/SP \ Gabarra Advocacia Conte conosco: contato via WhatsApp (16) 3442 – 2012.


#aposentadoria#inss#previdenciario#advogadoprevidenciário#direitoprevidenciario#sãopaulo#previdência#rpv#beneficios#aposentear#ribeirãopreto#previdênciasocial #golpe #pix #protecaodedados #fraude #whatsapp

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1-1.png
bottom of page