top of page
1_edited.jpg

Aposentar antes ou depois da Reforma da Previdência?

Trabalhadores que estão próximos da aposentadoria devem ficar atentos ao Planejamento Previdenciário e às Regras de Transição para descobrirem em qual fórmula proposta pela Reforma da Previdência ele conseguirá o melhor benefício


As mudanças que serão estabelecidas com a Reforma da Previdência prometem mexer com os valores dos benefícios dos trabalhadores. Por isso é preciso conhecer muito bem as fórmulas propostas para encontrar o melhor Planejamento Previdenciário para não perder dinheiro e, principalmente, os seus direitos. Aqui seguem três dicas para a escolha da melhor aposentadoria:


  1.     A primeira dica é para que o trabalhador se certifique sobre como ficaria a sua aposentadoria no modelo atual e quanto ele receberia de acordo com as regras vigentes. Ter uma visão de como seria sua aposentadoria antes da Reforma da Previdência ajudará, sobretudo, a ter um parâmetro sobre os direitos previdenciários conquistados.

  2. A segunda dica é para que o trabalhador faça um levantamento sobre como ficará sua situação após a Reforma da Previdência. Neste caso, o segurado deverá, realmente, fazer as contas, já que a Reforma mudou a idade mínima para a aposentadoria – agora, 65 anos para homens e 62 para mulheres. A elevação do tempo de contribuição no período de transição interferirá, diretamente, no valor do benefício. Portanto, a regra escolhida deverá ser bem analisada para que o contribuinte encontre a melhor opção para seu caso.

  3. A terceira dica é para os trabalhadores que já podem se aposentar. É preciso ter cautela e, realmente, fazer um Planejamento Previdenciário. A análise ajudará a saber quanto tempo será necessário continuar trabalhando para conseguir o melhor benefício. Caso a Reforma seja desvantajosa, para os que já têm direito adquirido, basta entrar com o pedido da aposentadoria com base nas regras antigas.


Lembre-se: é sempre mais adequado o beneficiário ter uma assessoria de um profissional especializado em Previdência para uma análise mais precisa sobre o melhor momento para se aposentar e garantir seus direitos. Para quem quiser saber mais sobre as Regras de Transição, em nosso blog há mais textos e vídeos que explicam, especificamente, o conteúdo de cada uma. Fique por dentro e não abra mão dos seus direitos previdenciários.


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page