Acerto de Vínculos de Trabalho e Remunerações
O Cadastro Nacional de Informações Sociais CNIS é o banco de dados que o INSS possui utiliza para conceder ou não benefícios previdenciários e certidões de tempo de contribuição.
A existência de comprovante de pagamento dos carnês de recolhimento ou de anotação de contrato de trabalho na carteira precisa ser noticiada ao INSS para que haja atualização do CNIS e, assim, as análises previdenciárias possam ser tomadas com base em um banco de dados atualizado e completo.
Durante a migração do sistema manual do INSS para o sistema eletrônico (CNIS) muitos dados se perderam, assim, é indispensável que o segurado mantenha seus carnês de recolhimento e sua carteira de trabalho bem armazenados e intactos, para que sejam oportunamente validados perante a agência do INSS através do acerto de vínculos.
O acerto de remunerações se dá, basicamente, através da apresentação dos holerites ou relação de salários com valores maiores do que os que foram cadastrados no CNIS, assim, seja porque o empregador recolheu a menor ou porque houve erro no sistema, os valores corretos deverão ser considerados no momento de se calcular o valor do benefício previdenciário devido.
DOCUMENTOS
Documentos Principais
-
Carteira de Identidade - RG;
-
Cadastro de Pessoa Física CPF;
-
Carteira de Trabalho e Previdência Social CTPS;
-
Certidão de Registro Civil (Nascimento ou Casamento);
-
Comprovante de Endereço (últimos 2 meses);
-
Número de Identificação do Trabalhador NIT (PIS/PASEP);odos os comprovantes de recolhimento à Previdência Social (guias e carnês de recolhimento).
Documentação Complementar
-
Holerites;
-
Relação de salários subscrita pelo empregador;
-
Outros que provem a divergência.