top of page
1_edited.jpg

O que você precisa saber para pedir um auxílio doença


Em época de pandemia, o benefício de auxílio-doença pode ser requisitado por quem contrair a COVID-19. Pensando nisso, criamos esse artigo para te instruir caso você precise pedir o seu.


O que é auxílio doença? O Auxílio-doença é um benefício por incapacidade que tem o objetivo de proteger o trabalhador que precisa ficar afastado temporariamente do trabalho por doença ou acidente. Quais são os requisitos básicos para requerer o auxilio doença no INSS? Os requisitos básicos para fazer jus ao benefício de Auxílio-doença são: – a qualidade de segurado da Previdência Social, ou seja, contribuir com os carnês de contribuição, quando autônomo, ou trabalhar com carteira assinada; – é preciso ainda comprovar incapacidade de trabalhar por doença com atestados ou laudos de saúde. Preciso ter carência para receber auxilio doença? O trabalhador deve ter uma carência mínima de 12 contribuições. A carência é, basicamente, o número mínimo de meses ou competências pagas ao INSS para que o cidadão, ou em alguns casos o seu dependente, possa ter direito de receber um benefício. A empresa é obrigada a pagar algo antes da Previdência Social? Para empregados de empresas, é preciso estar afastado por mais de 15 dias corridos. Quando intercalados, dentro do prazo de 60 dias. Qual o primeiro passo para requerer o auxilio doença? Em tempos de pandemia, as pericias do INSS tem sido feitas de nodo digital, pelo site do MEU INSS. O primeiro passo é agendar a perícia médica no portal do MEU INSS, pela internet. Neste vídeo: Quais os documentos necessários para pedir esse benefício? Os documentos pessoais que você precisa para se cadastrar no portal são: Número do CPF, Carteira de trabalho, Você também deverá anexar todos a documentação médica do problema de saúde que o levou a pedir o Auxílio-doença. Isto inclui: laudos médicos exames receitas de remédios atestados médicos e IMPORTANTE: não se esqueça de pedir ao medico que coloque nos seus atestados que por causa da sua doença ou acidente, que você está incapaz para trabalhar.


Diante disso, reforçamos: fique em casa o máximo possível e evite a contaminação pelo Coronavírus. Juntos vamos vencer esse cenário,

207 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page